Atividade Física sem orientação, quais riscos para quem pratica?
- Prof. Ana Paula Bencke
- 26 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Você sabe que a prática de exercícios físicos é recomendada para todas as pessoas que desejam manter uma vida saudável. Mas, você sabe, que caso não seja praticada da maneira correta e bem orientada, a atividade física pode se tornar prejudicial a sua saúde?

Antes de fazer uma postagem sobre os BENEFÍCIOS de se praticar uma Atividade Física sou obrigada a falar dos RISCOS de realiza-la sem orientação!
Tenho visto e ouvido em minhas rotinas de aulas, dentro dos Espaços Fitness dos Condomínios, muitas pessoas fazendo seus exercícios sem orientação, o que me deixa preocupada, pois observo erros básicos de execução, falta de aquecimento e de alongamento. Sem falar dos inúmeros vídeos postados, todos os dias, na internet, prometendo séries de exercícios milagrosos.
Então, vamos lá:
Todas as pessoas portadoras de problemas prévios de saúde, como hipertensão, diabete e obesidade e/ou de problemas físicos, como hiperlordose, escoliose, lesões articulares e musculares, precisão, além da orientação de um Educador Físico, uma liberação médica. Exercícios físicos, praticados de forma errada na execução ou na intensidade, podem agravar os seus quadros e, em alguns casos extremos, até fazê-los correrem risco de morte. Já, uma orientação adequada, fará que estes exercícios sejam promotores de saúde e consequentemente de qualidade de vida.
E quanto às pessoas sem esses problemas?
Muitas são as variáveis a serem observadas na hora de se prescrever uma Atividade Física adequada ao aluno e aos seus objetivos. Um Educador Físico possui conhecimentos as áreas de fisiologia geral e do exercício, biomecânica e anatomia, além de conhecer os caminhos ideais a serem percorridos para alcançar uma melhor postura, um melhor desempenho, um melhor peso e uma melhor saúde. Este profissional passa mais de quatro anos se preparando, sem contar com os conhecimentos adquiridos nas pós-graduações e especializações.
Mas, o que pode acontecer?
Realizar exercícios físicos sem orientação pode originar problemas que vão se manifestar em curto prazo (após alguns dias de treino), em médio prazo (após alguns meses de treino) e em longo prazo (após alguns anos de treino), sendo estes os mais difíceis de serem tratados e de se diagnosticar sua origem. Os principais problemas são:
- lesões articulares, principalmente nos joelhos, no quadril e na coluna lombar;
- lesões musculares e nos tendões;
- encurtamentos musculares importantes que levam a alterações posturais;
- picos de hipoglicemia, taquicardia e hipertensão;
- podem ocorrer episódios de enxaqueca, insônia, crises de ansiedade e de agressividade;
- surgimento de infecções devido ao enfraquecimento do sistema imunológico por excesso de treinamento junto como uma alimentação inadequada.
Além disso, você pode estar fazendo um treinamento abaixo de sua capacidade ou não indicado para seu objetivo, com isso não terá os resultados almejados.
Outra questão relevante é a importância de ter alguém para te desafiar e te estimular, criando um comprometimento maior e por mais tempo, que é fundamental para a aquisição de novos hábitos e de mudanças efetivas na sua vida.
Alguma dúvida! Então, procure um Educador Físico antes de se lesionar!
Há, e não se esqueça: ao procurar um profissional, não tenha vergonha em exigir que ele seja registrado no CREF (Conselho de Educação Física)!
Com carinho, até a próxima.
Prof. Ana Paula Bencke.
Komentar