O que é e para que serve uma Avaliação Física!
- Prof. Ana Paula Bencke
- 16 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Pense um pouquinho nesta pergunta: Você faria um tratamento médico sem antes fazer um diagnóstico? Me parece que a resposta óbvia é NÃO. Pois bem, da mesma forma, para iniciarmos uma atividade física é necessário fazer uma Avaliação Física!

A Avaliação Física é o ponto de partida para o Educador Físico elaborar um programa de Atividade Física seguro e eficiente.
Ela serve para diagnosticar como esta a sua saúde física, fornecendo subsídios para elaboração de exercícios que venham atender as suas necessidades e anseios, sem ultrapassar seus limites.
Dividida em duas etapas: uma teórica ( anamnese) e outra prática (avaliação corporal), deve ser feita antes de você começar a praticar qualquer atividade física e refeita periodicamente como forma de acompanhamento de sua evolução nos treinamentos.
ANAMNESE:
Etapa inicial, fundamental para coleta de dados importantes. Sempre é feita na primeira avaliação, não tendo necessidade de ser repetida a cada reavaliação.
O Educador Físico irá lhe fazer uma série de perguntas sobre seu histórico corporal e de saúde, tais como: se há algum problemas físico (musculares, articulares , ósseos e posturais), cardíaco ou hormonal, se há doenças familiares, como é sua rotina alimentar, se toma algum medicamento, se fuma, se tem diabetes...
Existem casos em que o Educador Físico poderá solicitar um atestado médico, baseado em suas respostas, para poder liberar o aluno para iniciar a prática de atividades físicas.
AVALIAÇÃO CORPORAL:
Etapa prática, onde são realizados exames que abrangem aspectos cardiovasculares, pulmonares e ortopédicos, incluindo-se aí a composição corporal.
É através da Avaliação Corporal que podemos determinar qual seu peso ideal, quanto você tem de massa muscular e de gordura corporal, como esta sua flexibilidade e sua postura, e ainda como está seu condicionamento cardio-respiratório. Como estes dados em mãos, o Educador Físico, tem como estabelecer parâmetros para elaborar a melhor rotina de Exercícios para você, visando a promoção da sua saúde e o alcance de seus objetivos.
Então, não inicie uma rotina de exercícios sem ter feito uma Avaliação Física, assim como você não começaria um tratamento médico sem ter feito o diagnóstico primeiro!
Com carinho, até a próxima.
Prof. Ana Paula Bencke.
Comments